Postagens

Mostrando postagens de março 18, 2014

A OPINIÃO PÚBLICA NÃO EXISTE1

Pierre Bourdieu Primeiramente eu gostaria de deixar claro que o meuobjetivo não é denunciar de uma forma mecânica e fácil as pesquisas de opinião, mas, sim proceder a uma análise rigorosa de seu funcionamento e suas funções. O que supõe o questionamento de seus três postulados implícitos. Qualquer pesquisa de opinião supõe que todo mundo pode ter uma opinião; ou, colocando de outra maneira, que a produção de uma opinião está ao alcance de todos. Mesmo sabendo que poderei me chocar com um sentimento ingenuamente democrático, contestarei este primeiropostulado. Segundo postulado: supõe-se que todas as opiniões têm valor. Acho que é possível demonstrar que não é nada disso e que o fato de se  acumular opiniões que absolutamente não possuem a mesma força real, faz com que se produza artefatos sem sentido. Terceiro postulado implícito: pelo simples fato de se colocar a mesma questão a todo mundo, está implícita, a hipótese de que há um consenso sobre os problemas, ou seja, que há um

Opinião amarga ... mas quentinha!

Criatividade sempre traz bons resultados para os profissionais que sabem valorizar a inovação, seja onde for, mesmo numa pesquisa de OP.

Isso é Opinião Pública?

Bispo Macedo, da Igreja Universal, manda a Opinião Pública [OP] para 'o raio que o parta' - ou 'para o meio do inferno', que é tudo a mesma coisa. O importante é que ele, enquanto 'líder espiritual' de um imenso rebanho de cordeiros e ovelhas, distrata a OP como se ela fosse a responsável por todas maledicências que são vociferadas contra a sua igreja, particularmente aquelas que o chamam de ladrão e larápio de almas desgarradas do rebanho católico e de outras correntes religiosas, que descarregam nas costas de Deus os desígnios de seus destinos. Bem, seja no meio do inferno ou debaixo de uma tempestade de raios, não restam dúvidas que Macedo tem uma quedinha de asa pela OP, o que pode ser inferido pelo ardor de seus gestos e de sua voz quando se refere à ela, sem o menor pudor ou compaixão pela voz do Povo.